PUB

Sem categoria

Destaques da edição 388 do Jornal A NAÇÃO

REMODELAÇÃO IMINENTE: JANIRA REFORÇA PODERES
O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, está em vias de voltar a mexer no seu elenco governamental, por forma a adequá-lo à nova situação surgida com a eleição de Janira Hopffer Almada (JHA) a presidente do PAICV. JHA pode vir a ser ministra de Estado ou então vice-Primeiro-Ministro. Mas há mais.
REBOLIÇO: EQUILÍBRIO PRECÁRIO NO GP DO PAICV
O Grupo Parlamentar do PAICV esteve prestes a entrar em reboliço no pós-Congresso de finais de Janeiro. Findo o conclave que consagrou Janira Hopffer Almada, eleita nas primárias de Dezembro, os vice-presidentes do Grupo Parlamentar (GP), António Fernandes e Joanilda Alves, colocaram os seus lugares à disposição do presidente da Bancada, Felisberto “Filú” Vieira.
CASO BEBIDAS FALSAS: INSPECTORA DA IGAE SUSPENSA DAS FUNÇÕES
Zoivi Plá, inspectora da Inspecção Geral das Actividades Económicas (IGAE), indicada como uma das responsáveis da empresa “A Casa do Gelo”, está suspensa das suas funções enquanto decorrem as investigações sobre o caso do fabrico de bebidas falsas. Sabe-se ainda que o gerente da mesma empresa, António Medina Ruiz, está ausente do país, e é do exterior que faz a defesa do seu negócio.
CADEIA DE SÃO MARTINHO: HOTEL DE 5 ESTRELAS PARA CRIMINOSOS PERIGOSOS
O recente caso da fuga de um recluso da Cadeia Central de São Martinho (na Praia) “espelha bem” o grau de amadorismo como é feita a gestão dos estabelecimentos prisionais em Cabo Verde. Além da falta de rigor, há denúncias de favorecimento de prisioneiros condenados por tráfico de drogas e associação criminosa.
SÃO VICENTE: EMBAIXADA DA TURQUIA SEGUE SAGA DE CABO-VERDIANOS “ESCRAVIZADOS”
A Embaixada da Turquia em Dacar (no Senegal) já solicitou informações sobre a história dos quatro tripulantes que partiram do Mindelo (São Vicente) a bordo do rebocador turco “Sir Michael”, tendo um desaparecido dos olhos dos companheiros a meio da viagem.
ECONOMIA: PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS, ÁGUA E LUZ COM QUEDA ACENTUADA
A queda “vertiginosa” do preço do barril de petróleo no mercado internacional vai ter implicações directas na economia cabo-verdiana, com uma a redução “acentuada” dos preços dos combustíveis, electricidade e água, como também dos transportes colectivos urbanos. A ARE já está a trabalhar na actualização dos novos preços e tarifários.
TELECOMUNICAÇÕES: ACCIONISTAS DA CVT JUNTOS CONTRA PT E OI
Os accionistas da Cabo Verde Telecom (CVT), na sua maioria, querem que a assembleia-geral da empresa esclareça onde param as acções detidas pela Portugal Telecom (PT). A brasileira Oi reclama a titularidade desses activos, mas os mesmos continuam registados em nome da PT. Com isso a única alternativa é Cabo Verde avançar com um processo de “resgate da gestão” da CVT.
AGRICULTURA: PRODUTORES DE MORANGO COM PREJUÍZOS POR FALTA DE ÁGUA
Os produtores de morango na zona de Canárias, em São Lourenço dos Órgãos (no interior de Santiago), reclamam da falta de água para regar as plantas. E culpam a Delegação do Ministério do Desenvolvimento Rural (MDR) pela má-gestão dos vários furos existentes na localidade. A delegada do MDR, Cândida Cardoso, escusa-se a comentar as acusações feitas.
Esta edição nº 388 do Jornal A NAÇÃO, que chega às bancas nesta quinta-feira, 05 de Fevereiro, comporta, ainda, o habitual Caderno ETC., e as colunas de Margarida Fontes e de Marciano Moreira.

PUB

PUB

PUB

To Top