PUB

Política

João do Carmo escolhido para secretário-geral do PAICV

O antigo presidente da Comissão Política Regional do PAICV em São Vicente, João do Carmo, é o escolhido para o cargo de secretário-geral do partido, sucedendo a Júlio Correia. Do Carmo chegou a ser cogitado como um dos vice-presidentes do mandato de Janira Hopffer Almada, mas a nova líder do PAICV optou por designar interlocutores directos Manuel Inocêncio Sousa (primeiro-vice para representar o norte do país), José Maria Veiga (Santiago Norte) e Eva Ortet (da região Fogo/Brava).
Na votação para o Conselho Nacional, órgão mais importante do partido depois do Congresso, a lista Janira Hopffer para Almada obteve 63,3 por cento (%) dos 465 votos expressos no XIV Congresso que terminou neste domingo, 24. A nova presidente elegeu 32 dos 50 membros deste órgão, sendo que outros 14 (28,4%) saíram da lista de Felisberto Vieira. Os restantes 4 vêm da lista Cristina Fontes, que não foi além dos 8% dos votos.
Quanto à Comissão Nacional de Jurisdição e Fiscalização compõem-se agora por cinco membros da lista da presidente do PAICV, que obteve 289 votos (62,1%) e dois da de Felisberto Vieira, que alcançou 133 votos (28,6%). Da lista de Cristina Fontes não saiu ninguém já que os 41 votos (8,8%) obtidos não foram suficiente para um mandato sequer.
Se se comparar os resultados do Congresso com os das directas de 14 de Dezembro de 2014, observa-se que Janira Hopffer Almada aumenta o score de 51,24 % para mais de 60%; Felisberto Vieira desce 40,31% para menos de 30% e Cristina Fontes mantém-se no patamar dos 8%. Se bem que nas directas os militantes votaram em individualidades e no Congresso os delegados escolheram representações a partir de listas.

PUB

PUB

PUB

To Top