PUB

Fogo

PR está no Fogo para tomar pulso da situação da erupção vulcânica

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, chegou esta  quarta-feira  à Ilha do Fogo, onde permanece até Sábado, para visitar e tomar pulso da situação porque passa a ilha, na sequência da erupção vulcânica que começou a 23 de Novembro.
O Chefe de Estado foi recebido pelos Presidentes das Câmaras de Santa Catarina, Amadeu Silva e São Filipe, Luís Pires, para um briefing sobre a situação de emergência porque passa a ilha.
Jorge Carlos Fonseca afirmou, na conversa com os jornalistas, que, “a situação é de elevada gravidade, uma vez que os danos são extensos e, para já, difíceis de calcular”.
Disse estar convicto de que todos os cabo-verdianos dentro e fora de Cabo Verde serão solidários com as populações afectadas pela erupção. Reiterou o seu apelo à comunidade internacional a ser solidário para com as vítimas desta tragédia e que “a hora é de ajudar as populações afectadas e encontrar soluções para o médio e longo prazos, para que juntos, possamos contribuir e vencer esta adversidade que caiu sobre as populações da ilha do fogo”.
Terminou dizendo que “o importante, neste momento, é encontrar as soluções imediatas, que as pessoas têm de estar acolhidas, de se alimentarem, de se vestirem. Há o problema das crianças, das escolas e de como reagir face ao evoluir da situação em cada momento. Também temos de ter elementos para ponderarmos o médio, o longo prazos e, para isso, temos de ter a opinião dos políticos, técnicos e cientistas e a sensibilidade das pessoas afectadas”.
O Chefe de Estado começará a sua visita, esta quinta-feira, pela localidade mais afectada, Chã das Caldeiras, depois seguirá para o Centro de Achada Furna e Monte-Grande, terá encontros com as forças vivas de Chã das Caldeiras. O programa de visita continuará nos dias seguintes, com visita às localidades limítrofes, os centros de acolhimento, bem como encontros com as populações.

PUB

PUB

PUB

To Top