PUB

Política

Regionalização: Grupo de Reflexão inaugura sede no Mindelo

O Grupo de Reflexão para a Regionalização de Cabo Verde (GRRCV) inaugurou, este fim de semana, no Mindelo, a sua sede. E defende um Conselho Nacional das Ilhas a funcionar junto do Parlamento.
A inauguração aconteceu sábado, 29, na presença de vários cidadãos mindelenses, com realce para Onésimo Silveira, o edil Augusto Neves, o empresário Camilo Abu Raya, tendo este discursado em nome dos seus pares, destacando a importância da inauguração.
No documento produzido, a propósito, os promotores do GRRCV dizem pretender reduzir a “tendência centralizadora actualmente na Praia, através da desconcentração e descentralização do aparelho do governo”.
Assim, afirmam, impõe-se a “adaptação das funções da Assembleia Nacional ao tempo actual, com a criação do Conselho Nacional das Ilhas (Senado?), dando vozes a elas, e o consequente redução do número de deputados nacionais”.
Também defendem o reforço e a dinamização do Poder Municipal, nomeadamente os da Assembleia Municipal.
O GRRCV admite a criação de regiões administrativas, em ilhas a definir, “com autonomia política suficiente para potencializar ao máximo os recursos de cada parcela do país”. Isto “como salvaguarda da unidade e a paz nacional, factor essencial para o progresso do país”.
A sede ora inaugurada situa-se na Rua da Luz, nº 23 – S. Vicente, sendo esta, segundo o GRRCV um “sinal da manifestação activa da cidadania mindelense”.
 

PUB

PUB

PUB

To Top