PUB

Economia

Agricultura familiar e desenvolvimento rural analisado em Santo Antão

A organização não-governamental (ONG) portuguesa ‘Monte- Desenvolvimento Alentejo Central’, em parceria com Conselho Regional de Parceiros (CRP) de Santo Antão, promove um seminário internacional, sob o lema «Agricultura familiar e desenvolvimento rural sustentável».
Esta iniciativa que que tem lugar nesta quinta e sexta-feira, 27 e 28 de Novembro, na cidade do Porto Novo, está enquadrado no projecto Balói d´Horta e visa ainda assinalar o ‘Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF) 2014’.
Entre os objectivos preconizados para a realização do seminário está a necessidade de valorizar a importância da agricultura familiar no combate à fome e à pobreza, como reforço da segurança alimentar e nutricional, da diversificação da dieta alimentar, a nível mundial.
Pretende-se ainda aumentar a visibilidade desse tipo de agricultura, bem como o seu papel para a melhoria da gestão dos recursos naturais, protecção do meio ambiente para o desenvolvimento sustentável, particularmente nas áreas rurais
Os organizadores querem também facilitar o diálogo entre as autoridades, organizações da sociedade civil e entidades financiadoras como forma de definir perspectivas e buscar soluções concretas para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar.
A iniciativa enquadra-se nas actividades do projeto Baloi d ́Horta a decorrer desde 2012 em Santo Antão, com o objectivo de contribuir para o aumento do rendimento dos pequenos agricultores e para a redução da pobreza na Ilha.
Visa ainda celebrar o Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF) 2014, que põe tónica na visibilidade da agricultura familiar e o seu papel no combate à fome e pobreza ao nível mundial.
LN

PUB

PUB

PUB

To Top