PUB

Economia

Dia Africano de Estatística: INE celebra com Jornada reflectiva

O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) comemora hoje o Dia Africano de Estatística com uma jornada reflectiva, que acontece na Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde (EHTCV), na Praia.
O lema para a efeméride deste ano é: “Dados de Acesso Livre para a Participação Inclusiva e Monotorização”, pretendendo-se, com isso, sensibilizar o público para o papel central que desempenham as estatísticas em todos os aspectos da vida social e de desenvolvimento económico em África. “É uma oportunidade para defendermos o uso sistemático e em maior escala das estatísticas, a fim de informar e permitir a tomada de decisões baseadas em evidências”, garante o INE.
Com estas posição, o INE pretende garantir a relevância dos dados estatísticos, integrando-os em planos nacionais de desenvolvimento, de forma a utilizá-los no desenvolvimento de programas de assistência e para monitorar, efectivamente, a realização dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).
O lema da efeméride deste ano foi proposto pela Comissão Económica das Nações Unidas para a África. A Jornada começa às 14 horas desta terça-feira, 19 e será presidida pelo ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação (MESCI), António Correia e Silva.
Durante o evento será lançada a Publicação “Uso do Tempo e Trabalho Não-Remunerado”, produzida em parceria com a ONU-Mulheres e o ICIEG (Instituto Cabo-Verdiano para a Igualdade e Equidade do Género).
CG

PUB

PUB

PUB

To Top