PUB

Política

MCC volta a avaliar Cabo Verde positivamente

Cabo Verde voltou, uma vez mais, a ter avaliação “muito positiva” na apreciação da Millenium Challenge Corporation (MCC), entidade que gere os fundos do programa Millenium Challenge Account (MCA).
No seu relatório anual, que acaba de publicar, o MCC destaca o desempenho deste arquipélago como país beneficiário pela segunda vez consecutiva dos referidos fundos postos à disposição pelo governo dos EUA a um grupo selecto de países para o desenvolvimento.
De acordo com uma nota da Unidade de Coordenação da Reforma do Estado (UCRE), Cabo Verde aparece destacado em todas as categorias avaliadas, nomeadamente, o Estado de Direito Democrático, Liberdades Económicas e Investimentos nas pessoas.
No scorecard deste ano Cabo Verde ultrapassou as metas estipuladas em 13 dos 20 indicadores, sendo que, para se manter a elegibilidade ao programa do MCC, um país deverá atingir pelo menos metade dos vinte indicadores.
Em relação a 2014 Cabo Verde melhorou o seu desempenho no grupo de países de desenvolvimento médio ocupando o primeiro lugar no ranking dos indicadores «Direitos políticos» e «Taxa de matrículas das raparigas no ensino secundário» e o segundo lugar nos critérios «Controle da Corrupção» e «Estado de Direito».
De acordo ainda com a UCRE, a avaliação do MCC é das mais extensivas e abrangentes de entre as diversas avaliações a que os países contemplados com o MCA são sujeitos anualmente, abarcando a generalidade das áreas de intervenção dos Estados, com destaque para as políticas e os seus impactos em termos económicos, sociais e políticos. Através da sua avaliação, a MCC procura analisar de que forma as políticas adoptadas impactam a vida das pessoas.

PUB

PUB

PUB

To Top