PUB

Economia

TACV vende dois aviões ATR72

A TACV já vendeu os dois aviões ATR72 que compõe a sua frota. De acordo com um comunicado de imprensa dessa companhia, o processo foi concluído com “sucesso” no passado 31 de Outubro.
A NAÇÃO sabe, no entanto, que os dois aviões vão permanecer em Cabo Verde, ao serviço da TACV, mas, desta feita, num sistema de leasing operacional, em vez de leasing financeiro, como vinha acontecendo até agora.
Segundo a mesma nota, tal troca traz “grandes vantagens” para a empresa, que “reduz, de imediato”, os custos financeiros e de posse das duas aeronaves. “Com a conclusão desta venda dos ATR 72, a TACV realiza um encaixe financeiro destinado à liquidação de dívidas referentes às prestações há muito vencidas do empréstimo contraído aquando da compra dos referidos aparelhos, bem como da totalidade das prestações vincendas dos mesmos.
Diz ainda o comunicado que estas acções vão ter impacto “significativo” na vida da empresa, que “busca sustentabilidade a par de uma melhor adequação ao mercado e à conjuntura económica”.
A venda dos dois ATR 72 está enquadrada na reestruturação financeira da TACV, que começou a ser preparada em 2012 e posta em prática nos finais de 2013. “A primeira acção de fundo foi a devolução dos Boeings da companhia que gerou poupanças imediatas no valor aproximadamente de 400 mil dólares, o equivalente 34 mil contos mensais”, realça a Administração lembrando que em Agosto deu-se a separação dos serviços de assistência em escala (handling), tendo dado origem ao surgimento de uma nova empresa a CV Handling.
“Os resultados de 2013 demonstram que a TACV está a ter uma forte recuperação financeira, ao conseguir reduzi em mais de 50 por cento os resultados negativos de 2012”, realça o comunicado, sublinhando que, “no primeiro semestre de 2014, dados provisórios, permitem perspectivar que, até ao fim do ano, os resultado do exercício serão positivos”.
DA

PUB

PUB

PUB

To Top