PUB

Mundo

Obama expressa vontade de cooperar com os republicanos após derrota eleitoral

O presidente norte-americano, Barack Obama, manifestou-se hoje determinado em cooperar nos próximos dois anos com os seus adversários republicanos, que venceram as eleições de terça-feira.
“Estou desejoso de trabalhar com o novo Congresso para que os dois próximos anos sejam tão construtivos quanto possível”, declarou Obama, duramente uma conferência de imprensa na Casa Branca.
O Presidente norte-americano anunciou que vai solicitar formalmente ao Congresso que debata a autorização do uso à força contra o grupo Estado Islâmico.
“O mundo deve saber que os EUA estão unidos neste esforço”, disse Obama.
O presidente democrata, admitindo que as suas prioridades não têm muitas hipóteses de serem aprovadas pelo Congresso, afirmou que os dois partidos poderiam encontrar um terreno de entendimento no domínio das infraestruturas e do apoio às exportações norte-americanas.
“A coisa mais importante que posso fazer é realizar coisas e ajudar o Congresso a agir”, disse Obama.
O presidente norte-americano apelou também, mais uma vez, ao Congresso para que aprove uma reforma do sistema de imigração, baseada na proposta de lei aprovada pelo Senado em 2013, mas que então os republicanos da Câmara dos Representantes acabaram por rejeitar.
Obama reafirmou ainda a intenção de agir através de ordens executivas (decretos presidenciais).

PUB

PUB

PUB

To Top