PUB

Política

Cabo Verde recupera 2.º lugar no índice MO IBRAHIM

Cabo Verde melhorou na avaliação do Índice Ibrahim de Governação Africana (IIGA) de 2014 e recuperou o 2.º lugar ao Botsuana, ficando apenas atrás das Ilhas Maurícias, foi hoje divulgado.
Cabo Verde somou uma pontuação de 76,6 pontos na avaliação geral dos diferentes critérios, que estão agrupados em quatro categorias: Segurança e Estado de Direito; Participação e Direitos Humanos; Oportunidade Económica Sustentável; e Desenvolvimento Humano.
O arquipélago tem uma ótima avaliação em termos de segurança e funcionamento da lei e justiça, na área da participação cívica e direitos humanos e no bem-estar, nomeadamente no acesso à segurança social.
Porém, recebeu notas menos boas na avaliação às infraestruturas, administração pública, à segurança pessoal e às condições oferecidas às empresas privadas.
Na avaliação feita a 52 países africanos, Cabo Verde continua a ser o melhor entre os países lusófono, à frente de São Tomé e Príncipe (12.º), Moçambique (22.º), Angola (44.º) e Guiné-Bissau (48.º).
A Fundação Mo Ibrahim, homónima do milionário sudanês que a criou em 2006, apoia a boa governação e a liderança em África e elabora anualmente desde 2007 o Índice Ibrahim, que visa informar e ajudar os cidadãos, sociedade civil, parlamentos e governos a medir o progresso.
Fonte: Lusa

PUB

PUB

PUB

To Top