Home » Economia » União Europeia: Cabo Verde recebe ajuda no domínio da energia

União Europeia: Cabo Verde recebe ajuda no domínio da energia

Cabo Verde será um dos primeiros Estados a ser beneficiado com o programa de ajuda da União Europeia para o fornecimento de energia a 500 milhões de pessoas.

A União Europeia e os Estados Unidos da América (EUA) estabeleceram uma cooperação com a iniciativa “Energia Sustentável para Todos”, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), esta segunda-feira, 23 de Setembro. O objectivo é reduzir para metade o total de 1,3 mil milhão de pessoas no mundo que não têm acesso a fontes de energia. Outros 2,6 mil milhões dependem de madeira, carvão e outros combustíveis sólidos para cozinhar e aquecer as suas casas.

Durante a divulgação da parceria, em Nova Iorque (EUA), Andris Piebalg, comissário europeu para o desenvolvimento disse, segundo a Rádio ONU, que os países do bloco vão investir inicialmente 3,3 mil milhões de euros. De acordo com o responsável, a União Europeia quer ajudar países em desenvolvimento a fornecer energia para 500 milhões de pessoas até 2030.

O comissário anunciou ainda que Cabo Verde será um dos primeiros países do mundo a receber todos os seus serviços de energia através de fontes renováveis. Uma declaração será assinada esta terça-feira, 23, entre a União Europeia, Cabo Verde, Costa do Marfim, Libéria, Togo e Ruanda, durante a Cimeira do Clima da ONU.

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Publicidade