PUB

Desporto

Santa Catarina: Liga dos Campeões de Santiago em Futsal adiada

A Liga dos Campeões em Futsal, inicialmente prevista para o sábado (15), no Polidesportivo Celestino Almada, em Santa Catarina, foi adiada para  o dia 23 de setembro. Na origem do adiamento está o mau estado do piso do Polidesportivo, resultante da infiltração de água, por razão das abundantes chuvas que se têm feito sentir em Santa Catarina.

Num primeiro momento, o Pelouro da Juventude e Desporto, entidade que organiza a competição, ainda pensou ser possível recuperar o piso em tempo útil. No entanto, os danos causados pela água foram superiores ao deduzido em uma primeira avaliação, o que exige mais tempo para a execução do trabalho.

Na Liga dos Campeões de Santiago em Futsal participam um total de 16 equipas de todos os municípios da ilha. Entre eles estão Boa Entrada, Nhagar, Achada Galego, Ribeira da Barca, Figueira das Naus, Gil Bispo, Fonte Lima e Liceu Amílcar Cabral, todas de Santa Catarina e campeãs dos torneios de verão, das festas do município e dos santos padroeiros das localidades, juntam-se a equipas campeãs dos municípios da Praia, São Miguel, São Domingos, Santa Cruz, São Salvador do Mundo, Ribeira Grande e Tarrafal.

A realização desta competição insere-se na estratégia do pelouro da juventude e desporto de Santa Catarina, em colocar o município no centro de grandes eventos desportivos.

Neste caso em particular, está-se a trabalhar para a criação de uma Federação Cabo-verdiana de Futsal, uma modalidade desportiva que nos últimos anos tem cativado cada vez mais adeptos.

A Liga dos Campeões de Santiago é o primeiro passo para empreitada de maior vulto, concretamente apurar o campeão da ilha, para posteriormente avançar-se para a Liga Nacional dos Campeões de Futsal.

O processo, contudo, é faseado. Por isso, antecedendo o início do torneio relâmpago, a organização promove “Meia Hora de Conversa”, com dirigentes desportivos, treinadores e jogadores, sensibilizando-os para o primeiro passo: a criação de uma Associação Regional de Futsal.

PUB

PUB

PUB

To Top