PUB

Desporto

Governo quer que Cabo Verde seja uma grande plataforma de eventos desportivos – ministro

O Governo quer que Cabo Verde seja efectivamente uma grande plataforma dos eventos desportivos, mas com regras claras, credíveis tanto nas competições nacionais como internacionais, afirmou na quinta-feira (13) o ministro do Desporto.

Fernando Elísio Freire fez estas considerações em declarações à imprensa no âmbito da visita que efectuou esta quinta-feira às instalações da Organização Nacional Antidopagem de Cabo Verde (ONAD- CV), e da preparação da reunião da Organização Regional Antidopagem (ORAD), para se inteirar do funcionamento da ONAD-CV e conhecer o plano de atividades para o próximo ano.

Conforme disse, o Governo está a trabalhar na criação de todas as condições para que a ONAD-CV seja um instrumento na confirmação de que Cabo Verde é um país credível e com “jogo limpo” tanto nas competições nacionais como internacionais.

“A ONAD é uma instituição muito nova, está a dar os primeiros passos para aquilo que queremos do desporto cabo-verdiano e para a sociedade cabo-verdiana. Para termos jogo limpo temos que ter instituições capazes que nos permitam fazer competições, temos que ter a capacidade de livrar o nosso desporto de qualquer tipo de doping e temos que ter a capacidade de demonstrar que quando organizamos os eventos desportivos aqui em Cabo Verde são eventos livres de qualquer tipo de doping”, realçou.

A ONAD – CV, no entender do ministro do Desporto, desempenha um papel importante na sensibilização, formação e prevenção do jogo limpo Cabo Verde, salientando, por outro lado, que o desporto, enquanto um “grande negócio” no mundo, só tem sentido se for com regras claras, de igualdade, oportunidade e de forma limpa.

“Estamos a trabalhar para sermos um país cada vez mais respeitado na nossa região e a nível mundial e só podemos apresentar ao mundo e a nossa região como sendo um país com capacidade e credível, (…) e acredito que em pouco espaço de tempo Cabo Verde será uma grande referência na região africana”, enfatizou.

Por seu turno, o presidente da ONAD-CV, Emanuel Passos mostrou-se optimista com a visita do titular da pasta do Desporto, adiantando que neste momento a organização está a preparar para que no período da realização dos jogos, a ONAD tenha todas as condições para realizar os controlos durante os jogos de praia do próximo ano, a realizar-se na ilha do Sal.

Segundo disse, a ONAD-CV quer que a luta contra a dopagem e a aposta no jogo limpo seja uma questão cultural, daí a necessidade de se apostar fortemente na formação das crianças e jovens para, conforme destacou, essa luta tenha reflexos na sociedade cabo-verdiana.

“Temos vindo a dar prioridade à questão da educação e sensibilização porque a ONAD além de fazer o controlo tem a obrigação de educar os nossos jovens, queremos incutir essa questão cultural nos nossos jovens e nossas crianças por isso temos investido fortemente na questão da formação e massificação de informação” disse, declarando que estão a trabalhar para garantir a presença da ONAD-CV em todas as ilhas e regiões desportivas do país.

Emanuel Passos avançou, por outro lado, que nos próximos dias 7 e 8 de Outubro a ONAD-CV recebe uma delegação da Organização Regional Antidopagem (ORAD), da qual Cabo Verde faz parte, ressalvando que o encontro servirá para mostrar que Cabo Verde leva a questão da antidopagem de uma forma séria e convicta.

A ONAD-CV criada há mais de um ano, pelo Governo, é uma instituição pública de natureza especial e a sua criação tem por objectivo primordial assegurar que o desporto em Cabo Verde seja livre de dopagem.

Visa impulsionar também activamente a licitude, a igualdade e a saúde nas competições, disseminando, ao mesmo tempo, a ética e os valores do jogo limpo em todas as manifestações desportivas.

Fonte: Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top