PUB

Sociedade

Porto Novo: Agricultores de Chã de Norte revoltados com prejuízos da perda da produção de cenoura e batata doce

Os agricultores em Chã de Norte, no Porto Novo, Santo Antão, mostram-se revoltados por terem perdido o que dizem ser “toda” a produção de cenoura e batata doce nessa localidade.

Segundo avança a Inforpress, em causa está a falta de água para irrigação, que levou a essa perda.

Segundo os agricultores, citados pela mesma fonte, essa situação, que dura há mais de 15 dias, foi provocada por mais um problema no sistema de bombagem do furo de Chã de Norte, que levou à crise de água para rega e, consequentemente, à perda de toda a produção, sobretudo da cenoura e batata doce, culturas muito produzidas nesses perímetro agrícola.

O representante dos agricultores, Ivanildo Dias, confirmou à Inforpress que a situação dos agricultores é de “muita tristeza” por terem já perdido a sua produção.

“Está tudo perdido. Os agricultares acabaram por ficar sem nada”, alertou.

Durante um encontro mantido, semana passada, com o edil do Porto Novo, os agricultores mostraram a sua “revolta” pela situação e responsabilizaram o Governo e a própria empresa que está a executar o projecto de reforço do sistema fotovoltaico do furo pelos prejuízos registados.

Segundo os mesmos, a avaria no sistema de bombagem ocorreu na sequência dos trabalhos de montagem dos equipamentos, entendendo que, antes do arranque do projecto, deveriam ser alertados.

“Se tivéssemos sido alertados sobre os riscos de a bomba sofrer problemas durante os trabalhos, não teríamos investido tanto nas nossas parcelas. Agora, estamos aqui de braços cruzados, sem nada”, lamentou um dos 50 agricultores afectados.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top