PUB

Mundo

União Africana abre escritório de representação na China

A União Africana (UA) vai abrir um escritório de representação em Pequim, durante o Fórum de Cooperação China-África (FOCAC), que leva à capital chinesa dezenas de Chefes de Estado e do Governo dos países africanos.

A inauguração das instalações contará com a presença de Moussa Faki, presidente da Comissão da UA, o cargo-executivo mais importante da organização.

O Governo chinês e a UA deverão assinar um Memorando de Entendimento, visando “reforçar a sinergia” entre o projecto internacional de infra-estruturas chinês, a “Nova Rota da Seda”, e a Agenda’2063, da Organização, segundo o comunicado da UA.

Lançada em 2013 pelo Presidente chinês, Xi Jinping, a “Nova Rota da Seda” inclui uma malha ferroviária inter-continental, novos portos, aeroportos, centrais eléctricas e zonas de comércio livre, visando ressuscitar vias comercias que remontam ao Império romano, e então percorridas por caravanas.

Os projectos no âmbito daquela iniciativa estendem-se à Europa, Ásia Central, Sudeste Asiático e deverão passar a incluir grande parte do continente africano.

Durante a sua estadia em Pequim, Faki “vai reunir com as autoridades chinesas para discutir a melhor forma de avançar com a parceria entre a União Africana e a República Popular da China, no contexto dos resultados do FOCAC”, refere o comunicado da organização.

A Terceira e Edição do FOCAC junta esta segunda e terça-feira, em Pequim, dezenas de Chefes de Estado e de Governo do continente africano.

A cimeira contará com três novos países, incluindo São Tomé e Príncipe, que se junta aos restantes Países Africanos de Língua Portuguesa, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique.

As restantes estreias são o Burkina Faso e a Gâmbia, que elevam, assim, para 53 o número de nações africanas com relações com a China.

Desde 2015, a média anual do investimento directo da China no continente fixou-se em três milhões dólares (2.500 milhões de euros), com destaque para novos setores como indústria, finanças, turismo e aviação.

O I Fórum de Cooperação China-África aconteceu em Pequim, em 2006, e a II Edição decorreu na África do Sul, em 2015.

PUB

PUB

PUB

To Top