Home » Actualidades » Cooperação Espanhola apoia INE na renovação do ano base das contas nacionais

Cooperação Espanhola apoia INE na renovação do ano base das contas nacionais

Para além das verbas do Orçamento do Estado, das cooperações Espanhola e Luxemburguesa, o INE beneficia de apoios “muito significativos” das Nações Unidas e do Banco Mundial para desenvolver actividades e projectos e para a formação dos recursos humanos

A Cooperação Espanhola está a financiar a renovação do ano base das Contas Nacionais do Instituto Nacional de Estatística (INE), após a Cooperação Luxemburguesa ter patrocinado a renovação do parque tecnológico do INE.

A informação foi avançada à Inforpress pelo vice-presidente INE, Celso Soares, que, apesar de não precisar o valor deste financiamento disse que a renovação do ano base das contas nacionais “é fundamental” para as exigências actuais, nomeadamente da Agenda 20/30 das Nações Unidas e da Agenda Africana 20/63.

“O objectivo fundamental dessas agendas consiste em não deixar para trás, nomeadamente, a erradicação da pobreza, a igualdade do género, entre outras estatísticas fundamentais. Para isso, temos que ter números porque não podemos estar a decidir com base em opiniões,” destacou.

Conscientes da importância das estatísticas, sublinhou o vice-presidente do INE, esses parceiros internacionais têm financiado as actividades do instituto porque só com dados é que conseguem monitorizar os objectivos definidos nessas agendas de desenvolvimento.

Para além das verbas do Orçamento do Estado, das cooperações Espanhola e Luxemburguesa, o INE beneficia de apoios “muito significativos” das Nações Unidas e do Banco Mundial para desenvolver actividades e projectos e para a formação dos recursos humanos.

C/Inforpress

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Publicidade