PUB

Mundo

Angola: Peregrinação ao Santuário da Muxima junta milhão de fiéis

Um milhão de fiéis são esperados entre sábado e este domingo, 2, no Santuário da Muxima, maior Centro Mariano da África sub-saariana, para a peregrinação anual àquela vila do município da Quissama, na província de Luanda.

De acordo com o reitor do Santuário, o padre Albino Reyes, foram criadas para esta peregrinação várias comissões, coordenadas pela Igreja Católica e pelas autoridades da província, para áreas como a liturgia, segurança, saneamento, bombeiros e saúde, para garantir comodidade aos peregrinos.

“Domingo é o dia especial, o momento mais emotivo de devoção”, avançou Albino Reyes – citado pela Lusa.

Está igualmente prevista a presença do bispo Manuel dos Santos, da Diocese de São Tomé, nas cerimónias, conforme explicou o pároco da Muxima.

“Teremos ainda a missa de abertura, acompanhada pela procissão de velas e, depois, a vigília com louvores e catequeses, acompanhada pelo cantor Gospel, Miguel Buila”, acrescentou o missionário mexicano e responsável pelo Santuário, desde 2010.

Ao Santuário da “Mama Muxima”, que na língua angolana quimbundu significa “Mamã do Coração”, os peregrinos, para esta ocasião – cerca de um milhão de pessoas -, chegam a pé, de carro, autocarro ou mesmo de barco, pelo rio Kwanza, de vários pontos do país e do estrangeiro.

“Jovens com Maria – Caminhemos Hoje ao Encontro de Jesus” é o lema da Edição’2018 da peregrinação à Muxima, área para a qual o Governo angolano lançou, em Junho, vários concursos públicos de requalificação, da vila e do Santuário, prevendo, também, a construção de uma Basílica para mil e 600 fiéis.

Aquela vila foi ocupada pelos portugueses em 1589, que, dez anos depois, construíram uma fortaleza e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, também conhecida como “Mamã Muxima”.

PUB

PUB

PUB

To Top