PUB

Santo Antão

Santo Antão: Lançado projecto de ligação de água domiciliária a 45 famílias em Pico da Cruz

“Cada casa uma torneira”: este é o propósito do projecto de ligação de água domiciliária já lançado pela edilidade paulense em Pico da Cruz, no Planalto Leste de Santo Antão, contemplando 45 famílias vulneráveis, nessa localidade.

O projecto, financiado através do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), foi já apresentado à população de Pico da Cruz, pela Câmara Municipal do Paul, que espera, nos próximos tempos, dotar cada família dessa localidade, a passar por dificuldades de abastecimento de água, de uma torneira nas suas casas.

Graças ao projecto de abastecimento de água ao Planalto Leste, financiado no quadro do II compact do Millenium Challange Account (MCA), em cerca de 250 mil contos, a situação de penúria do liquido precioso por que passam as populações nesse planalto fica ultrapassada ainda este mês de Agosto.

O projecto, além de Pico da Cruz, abarca ainda povoados como Corda, Espongeiro, Lombo Figueira, Ribeirão Fundo, Lagoa, cujas famílias vão passar a ter água canalizada.

O presidente da Associação dos Municípios de Santo Antão, Orlando Delgado, assegurou que “o objectivo deste projecto é, efectivamente, levar a água aos domicílios, dotando cada família de uma torneira”.

Porém, várias famílias no Planalto Leste de Santo Antão não têm “as mínimas condições” para dispor de água canalizada nas suas casas, segundo um inquérito realizado no âmbito do projecto de abastecimento de água ao Planalto Leste.

Pelo menos, 18 famílias vulneráveis das localidades de Lombo Figueira, Ribeirão Fundo e Águas das Caldeiras não têm “quaisquer condições” para ter água nas torneiras das suas residências, conforme ainda o inquérito. 

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top