PUB

Cultura

Livro ‘A Sereia Mánina e os seus sapatos vermelhos” de Celina Pereira apresentado em Lisboa

A escritora Celina Pereira apresentou no sábado, 25, em Lisboa, o mais recente trabalho literário “A Sereia Mánina e os seus sapatos vermelhos”, uma obra que pretende promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.

Segundo um comunicado, o áudio-livro narrado pela voz da autora é inédito em Portugal e tem uma edição bilingue em português e crioulo, com tradução em braille bilingue.

A referida obra, de acordo com a nota, é uma história repleta de imaginação e fantasia, que transporta crianças jovens e adultos para uma verdade híbrida, onde nativos cabo-verdianos se relacionam com seres encantados e marinhos.

“A leitura do livro conduz-nos até à Ilha da Boa Vista, terra natal de Celina Pereira, onde, através do sonho se destacam valores como a entreajuda, a resiliência e a amizade”, lê-se no documento.

A “Editorial Novembro”, no âmbito do seu projecto de promoção da Cultura da Lusofonia, e a escritora Celina Pereira pretendem, com esta edição bilingue Português/Crioulo, com tradução inédita em braille bilingue, contribuir para a expansão deste sistema de escrita e leitura que permite aos cegos sentir a textura e o cheiro de um livro.

Pretendem ainda com esta obra promover a inclusão das pessoas com deficiência visual, nomeadamente em países da Lusofonia, apontando a Guiné-Bissau como país onde, conforme refere a nota, ainda se sacrificam crianças e recém-nascidos com deficiências visuais, apontadas como seres amaldiçoados’

Esta iniciativa esteve enquadrada na 1ª edição da Feira Cultural de Negócios e Empreendedorismo.

Celina Pereira é natural da Boa Vista, é investigadora de estilos musicais, pedagoga e contadora de estórias. 

PUB

PUB

PUB

To Top