PUB

Cultura

Santa Catarina: Ribeira da Barca acolhe 1ª Edição do Moreia Festival

A vila de Ribeira da Barca, no interior de Santiago, acolhe, entre 31 de Agosto e 2 de Setembro, a 1ª edição do Moreia Festival, organizado pela Câmara Municipal de Santa Catarina (CMSC).

O Moreia Festival conta com uma feira de gastronomia, a realização de workshops (“O impacto da apanha de areia no ambiente” e “Alimentação saudável e económica”), atividades náuticas e animação cultural.

O objectivo principal do festival, segundo uma nota da CMSC, é valorizar e promover a cultura gastronómica, proporcionando a todos os participantes a oportunidade de conhecerem e degustarem os saberes e sabores da confecção culinária regional e nacional, com especial incidência na moreira.

Como objectivos específicos, pretende-se fornecer um agradável e salutar evento de lazer e socialização para os munícipes; fortalecer a gastronomia tradicional e o turismo no concelho; estimular o desenvolvimento da culinária local; produzir benefícios económicos através da geração de rendimento, por meio do turismo ligado às áreas de gastronomia, hotelaria e serviços e colocar a programação do Moreia Festival no calendário municipal e nacional.

Pretende-se, ainda, “consolidar a imagem do concelho como polo regional de turismo gastronómico e de lazer, estabelecer uma maior proximidade e um sistema de comunicação directa com as famílias que dedicam as suas vidas à apanha de inertes, tendo em vista a sensibilização para a problemática inerente à ameaça ambiental”.

O Porto de Ribeira da Barca está entre os principais destinos turísticos de Santa Catarina e da região de Santiago Norte. Esta zona piscatória, além das grandes belezas naturais, é vista como um local rico em atrativos culturais, especialmente através de manifestações típicas da música, dança e gastronomia tradicional.

 

PUB

PUB

PUB

To Top