Home » Actualidades » Navio da Marinha Portuguesa parte na segunda-feira para missão na costa ocidental africana

Navio da Marinha Portuguesa parte na segunda-feira para missão na costa ocidental africana

Em comunicado, a Marinha Portuguesa adianta que esta missão vai decorrer até 29 de outubro, estando previsto que o navio faça cerca de dez mil milhas náuticas, passando por Angola, São Tomé e Príncipe, Costa do Marfim e Cabo Verde.

O “Viana do Castelo” larga na segunda-feira da Base Naval de Lisboa em direção à costa ocidental africana.

Esta missão decorre no âmbito da cooperação no domínio da Defesa, diplomacia naval e apoio à política externa do Estado, inserida na iniciativa Mar Aberto 2018.

De acordo com o mesmo comunicado, o navio vai realizar “acordos de cooperação bilateral com as Marinhas dos países amigos, em matérias tão diversas como a vigilância, patrulhamento marítimo e segurança marítima, bem como outras ações de apoio à política externa do Estado e a promoção da indústria da base tecnológica de Defesa Nacional junto dos países visitados”.

Cinquenta e três militares, uma equipa de fuzileiros, uma equipa de mergulhadores e uma equipa médica estão atualmente embarcados neste navio.

O “Viana do Castelo” vai ainda transportar diverso material de apoio a entidades e organismos dos referidos países.

A missão começa com uma escala em São Tomé e Príncipe, para o apoio logístico ao navio patrulha “Zaire”, que está em missão de longa duração desde janeiro deste ano, no âmbito da capacitação da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe.

Em 13 de julho, o Conselho Superior de Defesa Nacional português deu parecer favorável à substituição do navio de investigação científica D. Carlos por este navio patrulha oceânico por um período de 70 dias no Golfo da Guiné.

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Publicidade