PUB

Sociedade

Ilha Brava: Polícia recebe embarcação de patrulha oferecida pelos EUA

A Esquadra da Polícia Nacional da “Ilha das Flores” receberá uma embarcação de patrulha de metal, destinada ao patrulhamento das costas marítimas e às operações de busca e salvamento.

Esta informação foi avançada à Inforpress pelo comandante da Esquadra da Brava, Arlindo Sanches, explicando que esta embarcação irá apoiar o trabalho dos agentes na ilha, principalmente na área marítima.

“Vai nos ajudar na questão da fiscalização da orla marítima. Tendo em conta que a ilha Brava tem muitas vulnerabilidades, muitas costas e vários pescadores, esta embarcação será imprescindível para o controlo, não só da orla, como também dos ilhéus, que são considerados reservas naturais”, adiantou à Inforpress, Arlindo Sanches.

Segundo o comandante, a embarcação serve, também, para alguma evacuação, “em casos de extrema necessidade”, apesar da mesma não disport de “capacidade de receber várias pessoas”.

“É uma embarcação para a fiscalização e não oferece as melhores condições para evacuações”, observou, indicando que, caso houver necessidade, “é uma questão de ver como adaptar e arranjar as condições mínimas para salvar vidas”, principalmente no “período em que a única embarcação marítima existente neste percurso estiver a operar nas outras ilhas”.

Cinco agentes da Esquadra Policial local participaram, durante uma semana, na Cidade da Praia, numa acção de capacitação, ministrada por formadores da empresa “Metal Shark”, dos Estados Unidos da América (EUA).

O comandante nota que, “ainda não há uma data certa para a recepção da embarcação”, que já está na cidade da Praia, podendo chegar à “Ilha das Flores”, a qualquer momento.

Essa é mais uma doação da cooperação norte-americana, inserida no âmbito do Comando Militar Norte-Americano para África (AFRICOM).

PUB

PUB

PUB

To Top