PUB

Talento

Carlos Lopes: Um jovem e promissor jogador de basquetebol

Carlos Lopes é um jogador de basquetebol, natural da ilha de São Vicente. Actualmente, com 17 anos e 1, 98 metros de altura, este basquetebolista joga na equipa júnior da Escola de Basket Sarda, na posição de extremo.

Deu  os primeiros passos no basquetebol quando ainda estudava o 8º ano de escolaridade, na Escola Salesiana de Artes e Ofícios. O seu primeiro campeonato foi disputado em 2015, na equipa júnior daquele estabelecimento de ensino.

Depois, a  sua carreira sofreu uma pequena paragem, até que foi “descoberto” por Sarda, seu actual treinador.

“Eu  estava numa aula de Educação Física, na minha Escola, e o treinador Sarda estava a treinara a sua equipa. Ele viu-me a jogar e fez-me uma abordagem no sentido de entrar na sua equipa. Joguei os campeonatos em 2016 e 2017 pela equipa sub-18 júnior e cheguei a participar em algumas partidas pela equipa sénior – ao mesmo tempo!”, recorda Carlos Lopes.

Sarda  é um dos dois únicos treinadores que o jovem já teve. Além dessa figura que desempenha um papel importante no basquetebol de formação na “Ilha do Monte Cara”, o jovem Carlos já foi orientado, também, por Kuka, treinador da equipa de basquetebol dos Salesianos.

Quanto ao treinador, Sarda, as palavras faltam a Carlos para uma descrição da relação entre eles. “É mais do que um amigo; um conselheiro. Não tenho palavras para o descrever, porque mesmo com inúmeras dificuldades, ele faz de tudo para nos treinar da melhor maneira possível”, destaca.

Carlos  Lopes alimenta a ambição de ganhar o Nacional Sénior pela equipa de Sarda e chegar à Selecção Principal de Cabo Verde.

O jovem tem nos jogadores Kevin Durant e Lebron  James seus dois ídolos.

PUB

PUB

PUB

To Top