PUB

Mundo

Portugal: PM avisa que fogo de Monchique vai continuar nos próximos dias

O Primeiro-Ministro (PM), António Costa, avisa que o incêndio de Monchique vai continuar a lavrar nos próximos dias, considerando que este fogo foi “a excepção que confirmou a regra” do sucesso da actual operação de combate.

Depois da publicação no “Twitter”, na segunda-feira, 6, esta foi a primeira vez que António Costa falou, publicamente, sobre o incêndio de Monchique, que deflagrou no passado dia 3, durante o balanço da resposta operacional e das medidas adoptadas pelas várias entidades na sequência da onda de calor registada nos últimos dias, que decorreu na Autoridade Nacional de Protecção Civil, em Lisboa.

“Não devemos ter a ilusão de que este incêndio (de Monchique) vai ser extinto nas próximas horas. O incêndio irá, aliás, agravar”, avisou – citado pela Lusa -, antecipando que o fogo “lavrará nos próximos dias”.

Este incêndio, acrescentou, “foi a excepção que confirmou a regra do sucesso da operação ao longo destes dias”.

O incêndio rural deflagrou na sexta-feira à tarde, em Monchique, no distrito de Faro, e lavra, também, nos concelhos vizinhos de Portimão e Silves.

De acordo com o Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais, as chamas já consumiram mais de 21 mil e 300 hectares.

Em 2003, um grande incêndio destruiu cerca de 41 mil hectares nos concelhos de Monchique, Portimão, Aljezur e Lagos.

Na terça-feira, ao quinto dia do incêndio, as operações passaram a ter Coordenação Nacional, na dependência directa do Comandante Nacional da Protecção Civil, depois de terem estado sob a gestão do Comando Distrital.

PUB

PUB

PUB

To Top