PUB

Desporto

Vários árbitros africanos suspensos por corrupção

A Confederação Africana de Futebol (CAF) anunciou na terça-feira (7) a suspensão de sete árbitros e um instrutor técnico do Gana, após corrupção denunciada pela imprensa local.

“No dia 5 de agosto de 2018, o júri disciplinar da (CAF) reuniu-se para julgar alegados actos de corrupção cometidos por funcionários da CAF”, segundo revela o jornal L’Équipe.

Os árbitros em questão foram ‘apanhados’ pelo jornalista que estava a investigar o caso, Anas Aremeyaw, que realizou um documentário sobre futebol ganês intitulado “Número 12”. Neste filme, podemos ver o jornalista oferecendo “presentes” amigáveis (em outras palavras, pacotes de notas) a dezenas de árbitros do campeonato ganês e outros grandes campeonatos do continente africano, bem como o presidente da Federação Nacional.

Alguns árbitros aceitaram quantias de dinheiro, às vezes um dia antes de partidas cruciais, e o filme denuncia uma corrupção similar em vários países. No total, oito profissionais de Gana foram suspensos por um período de dez anos, com a excepção de David Laryea, um árbitro assistente, excluído durante toda a vida de qualquer actividade relacionada com futebol.

PUB

PUB

PUB

To Top