PUB

Mundo

UE: Pedidos de asilo desceram 15% no primeiro semestre

O número de pedidos de asilo na União Europeia (UE) diminuiu 15 por cento (%) na primeira metade de 2018, comparativamente com o mesmo período do ano anterior, segundo dados publicados pelo Gabinete Europeu de Apoio em matéria de Asilo.

De acordo com os dados daquela Agência, nos primeiros seis meses do ano foram apresentados 301 mil 390 pedidos de asilo no espaço comunitário, Suíça e Noruega, menos 15% do que em igual período de 2017.

Em Junho, segundo o relatório divulgado, foram apresentados 51 mil e 300 pedidos de asilo, menos mil e 600 do que em Maio passado, sobretudo de migrantes oriundos da Síria, Afeganistão, Iraque, Paquistão e Nigéria.

A tendência de declínio dos números mantém-se, uma vez que, no ano passado, também, já se havia registado uma descida de 43% dos pedidos.

Os dados demonstram, ainda, que aproximadamente 2,5% dos migrantes que solicitam asilo comunitário são menores de idade não acompanhados.

Apesar da descida do número de pedidos a aguardar uma decisão de primeira instância (três mil menos do que em Maio), em finais de Junho os casos sem resposta continuavam a ser 420 mil 238.

PUB

PUB

PUB

To Top