PUB

Mundo

São Tomé e Príncipe: Presidente da Assembleia propõe criação de “plataforma digital” entre os Parlamentos da CPLP

O Presidente do Parlamento são-tomense, José da Graça Diogo, defendeu a criação de “uma plataforma digital para trocas de informações” entre os Parlamentos da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).

Falando na manhã de segunda-feira, 30, na abertura do XIX Encontro dos Secretários-Gerais dos Parlamentos desta Comunidade, Diogo – citado pela STP-Press -, propôs a criação desta ferramenta, visando “a partilha de informações, troca de experiências e intercâmbios de ficheiros” entre todos os membros da Associação dos Secretários-Gerais dos Parlamentos de Língua Portuguesa (ASG-PLP).

Além da proposta de “partilha de conteúdos de consulta”, o Presidente do Parlamento daquele País Lusófono do Golfo da Guiné, destacou, ainda, a relevância da ASG-PLP no processo da “garantia da transparência e da aproximação entre os eleitos e os eleitores” de cada Estado-membro da Comunidade.

Por sua vez, o secretário-geral do Parlamento são-tomense, Domingos Boa Morte, manifestou a “total disponibilidade em tudo fazer” para o engrandecimento desta Associação da Lusofonia, tornando-a mais “coesa” e determinante no processo de desenvolvimento democrático de cada Parlamento dos Estados-membros.

Boa Morte vincou que “a nossa Associação já atingiu a maioridade, pelo que já podemos dizer que estamos numa fase de acção mais estruturante, visando a potencialização de oportunidade da cooperação existente dentro da nossa comunidade”.

A reunião, organizada pela Presidência São-tomense, decorre sob o tema “A Logística na Formação e na Qualidade da Lei” e celebra o XX aniversário da fundação da Associação dos Secretários-Gerais dos Parlamentos de Língua Portuguesa.

PUB

PUB

PUB

To Top