PUB

Mundo

Zimbabué: ONU pede que Eleições se realizem num ambiente tranquilo

O Gabinete do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos exorta a que as eleições no Zimbabué, a realizar no próximo dia 30, sejam feitas num ambiente tranquilo e respeitando os direitos humanos e o Estado de direito.

“É encorajador ver como comícios e manifestações ocorreram de forma pacífica, assim como as modestas manifestações de otimismo por parte da sociedade civil”, disse Liz Throssell, a porta-voz do Gabinete encabeçado pelo alto-comissário Zeid R’aad al Hussein.

A presença de organizações internacionais de direitos humanos, da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e da Comissão de Género do Zimbabué na supervisão das Eleições no campo dos direitos humanos “também é esperançosa”.

Ainda assim, a porta-voz salientou que o Gabinete continua preocupado com o crescente número de queixas – especialmente nas áreas rurais – sobre intimidação dos eleitores, ameaças de violência, assédio e coerção, incluindo a participação forçada de pessoas em comícios políticos.

Além disso, o Gabinete da ONU alertou para o uso de linguagem depreciativa sobre as mulheres candidatas, que representam cerca de 15 por cento dos candidatos.

Nesse sentido, a representante relembrou que os partidos políticos assinaram um acordo de paz, no passado dia 26 de Junho, sob os auspícios da Comissão Nacional de Paz e Reconciliação.

PUB

PUB

PUB

To Top