PUB

Cultura

“O Jardim de Segredos: Esperança e Cura”, livro sobre trauma sexual da foguense Rosilda James

“O Jardim de Segredos: Esperança e Cura” é o primeiro livro da Dra. Rosilda Alves Pina James, natural da ilha do Fogo e é Psicóloga Clínica em Walnut Creek, na Califórnia, Estados Unidos da América (EUA). A obra foi lançada em Março deste ano.

“A Dra. James escreveu um livro esclarecedor sobre trauma sexual. Este livro clarifica as vítimas e sobreviventes ao processo de recuperação após ter sobrevivido a um trauma inicial ou anos de abuso. A autora descreve um processo de recuperação para tanto os sobreviventes como os agressores, com compaixão e uma profundidade de compreensão que vem de seus anos de experiência e reconquista”, afirma, em comunicado, o Dr. Paul Gaiser, Psicólogo Clínico.

O maior desejo de Rosilda James é que este livro promova o objectivo de criar um mundo seguro para todos, onde trauma e abuso precisam ser abordados e reconhecidos. Como vítima enquanto jovem, “ela testemunhou repetidos incidentes de incesto em sua comunidade que foram ignorados e negados”.

Agora, uma sobrevivente de abuso sexual, Rosilda James quer informar e deixar todos saberem que “têm uma voz e o direito de denunciar os agressores”.

“O Jardim de Segredos” centra-se em fortalecer aqueles que muitas vezes se sentem impotentes contra os seus agressores e é aplicável a todos, embora ser baseado na experiência própria da Dra. James como cabo-verdiana.

“O livro é para todos os pais, familiares e membros da comunidade, fornecendo instrumentos necessários e eficazes para apoiar uns aos outros em momentos difíceis. A jornada de recuperação pode ser longa e dolorosa, mas vale a pena”, acrescenta a Dra. James.

Sobre a autora

Rosilda Alves Pina James é doutorada em Psicologia Clínica no Wright Institute, em Berkeley, Califórnia, e também completou um mestrado em Artes e Terapia Familiar pela Universidade de San Francisco.

Licenciada em Psicologia e Sociologia pela Bridgewater State University em Bridgewater, Massachusetts, Dra. James tem mais de 25 anos de experiência clínica, ajudando adultos e famílias a superar suas dificuldades e desafios.

Atualmente, trabalha como Consultora Psiquiátrica de Base Hospitalar no Kaiser Permanente, onde actuou em várias capacidades clínicas nos últimos 15 anos.

“É hora de desoprimir vergonha e culpa e recuperar, encontrando a nossa voz e reivindicando nossa força e beleza”, afirma a Dra. James.

É especializada em multiculturalismo, aculturação, identidade étnica e racial e questões de imigração. Acredita que toda situação desafiadora e dolorosa da vida representa uma oportunidade de crescimento.

ACN

PUB

PUB

PUB

To Top