PUB

Mundo

São Tomé e Príncipe: Quase cem mil recenseados para votar a 7 de Outubro 

Pelo menos 97 mil 342 eleitores são-tomenses estão inscritos para votarem nas próximas Eleições Legislativas, Autárquicas e Regional da Ilha do Príncipe, marcadas para 7 de Outubro.

“Neste momento estão inscritos na base de dados da Comissão Eleitoral Nacional 97 mil 342 eleitores”, disse Adelino Pereira,presidente da Comissão Eleitoral Nacional (CEN), Adelino Pereira, aos jornalistas, sublinhando que a actualização dos cadernos eleitorais, realizada entre 17 de Março e 15 de Maio deste ano, permitiu registar mais seis mil 410 novos eleitores.

De acordo com o presidente da CEN, o distrito de Água Grande – o maior do país -, tem 37 mil 144 eleitores, em Mé Zóchi (centro) deverão ir às urnas 23 mil 893 eleitores, enquanto Lobata e Lembá ao Norte estão registados dez mil 107 e sete mil 650 eleitores, respectivamente.

Os distritos de Cantagalo e Caué, ambos situados no Sul de São Tomé têm, respetivamente, nove mil 509 e três mil 865 eleitores inscritos nos cadernos eleitorais.

Na Ilha do Príncipe, que se gere por um Estatuto Político Administrativo, cinco mil 174 eleitores vão eleger um Governo e uma Assembleia Regional.

Em Setembro do ano passado, a CEN concluiu o Recenseamento Eleitoral de raiz, com um resultado de 91 mil 111 eleitores inscritos, menos dez mil, comparando com o número de eleitores inscritos para votar nas Eleições Presidenciais, que deram vitória a Evaristo Carvalho, em 2016.

Apesar das explicações dadas pela CEN, o primeiro-ministro, Patrice Trovoada, considerou este resultado muito aquém do esperado, tendo o seu governo decidido por uma nova actualização dos cadernos eleitorais.

PUB

PUB

PUB

To Top