PUB

Sociedade

Santa Catarina: Mais de 20 técnicos da educação participam numa formação de educação inclusiva

Cerca de 20 técnicos de educação de todas as ilhas de sotavento, iniciaram ontem (16), na Cidade da Assomada (Residência Estudantil), uma ação de formação sobre educação especial, com a duração de uma semana.

Segundo a formadora, Célia Sousa, esses técnicos, já têm alguma experiência ao nível da educação especial, no entanto, “vão apreender todo processo e dinâmicas desde de que a criança  é sinalizada como especial e o tipo de resposta que se deve ser dada a nível do ensino”, de modo a que se possa ter a mesma linguaguem e um mesmo plano a nível nacional para intervir junto das crianças que precisam de educação especial.

Já a diretora nacional da educação, Sofia Figueiredo, considerou que essa formação é uma opurtunidade para esses “técnicos terem acesso a instrumentos que irão facilitar na identificação de crianças com necessidades especiais e todo o trabalho que depois deverá ser feito de adaptação”.

Já os formandos esperam enriquecer tecnicamente os seus conhecimentos.

“É sempre bom ter mais formação para que possamos trabalhar com todas as crianças e ajudá-las a ter uma boa educação”, diz Mário de Sousa da ilha do Fogo.

Partilha da mesma opinião a formanda Miléna Monteiro, do Tarrafal de Santiago, mas consciente que essa semana será muito desafiadora e de muita aprendizagem.

De realçar que o concelho de Porto Novo, Santo Antão, recebeu nos últimos dias uma acção de formação sobre educação inclusiva para professores que trabalham nas salas de recurso na região de Barlavento.

PUB

PUB

PUB

To Top