PUB

Sociedade

Brava: Primeiro dessalinizador de água montado antes do final do ano

A ilha Brava está a passar, nestes últimos tempos, por uma “grave e recorrente crise” de abastecimento de água. A solução é o recurso à dessalinização da água do mar.

Segundo José Rodrigues, administrador/delegado da Água-Brava, o dessalinizador a ser montado na localidade de Furna terá capacidade para produzir 60 metros cúbicos de água/dia, sendo 20 com recurso à energia solar e 40 com energia convencional.

“A água produzida destina-se, apenas a esta comunidade portuária”, explica Rodrigues, garantindo que o financiamento já está assegurado.

O contentor com o módulo deve chegar à “Ilha das Flores” dentro de um mês, para, depois, começar a sua instalação, assim como a de um pequeno parque fotovoltaico e todo o sistema de rede, incluindo o reservatório.

Em Abril de 2017, o Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, já tinha apontado a dessalinização de água como a “única solução” para o problema do “precioso líquido” na “Ilha de Nhô Tatai”.

 “É uma questão de emergência o problema da água e vamos focar toda a nossa atenção, para resolvermos e fazermos os investimos necessários”, dissera Correia e Silva, naquela ocasião.

A ilha vem enfrentado a crise de água desde há muito tempo e a esperança das populações é que esta problemática seja resolvida, “o mais breve possível” e que e “a Câmara ou a ‘Água-Brava’ façam uma boa e racional distribuição deste ‘precioso líquido’”.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top