PUB

Brava

Brava: Fraca adesão dos jovens nas formações de auto-emprego

O vereador da Educação, Juventude e Desporto da Câmara Municipal da Brava, Mário Soares, lamenta a não participação dos jovens nas formações de auto-emprego a serem ministradas na ilha.

Face à alta taxa de desemprego, a edilidade bravense, em parceria com o IEFP e a PRO-EMPRESA, vai disponibilizar uma formação em auto-emprego e criação de pequenos negócios, em que o número estipulado de inscritos seria de 20 jovens.

Mas, a Câmara Municipal mostra-se insatisfeita com a não participação dos jovens da ilha no que tange às oportunidades de criação do próprio emprego.

Segundo Mário Soares, várias oportunidades e ofertas formativas estão à disposição dos jovens, mas o número de inscritos fica muito aquém do desejado.

“A falta de interesse não se resume à questão monetária, uma vez que a formação é gratuita e, no final, serão ainda entregues sete kits pelo IFFP aos melhores planos de negócios apresentados para implementação”, afirma Mário Soares.

Por ser uma ilha isolada e com várias dificuldades, o vereador conta que a Câmara tem procurado sempre parcerias com o intuito dos jovens procurarem as próprias soluções, apostando assim na qualificação, o que leva a autarquia a ministrar estas formações profissionais.

A Câmara Municipal vai programar para o mês de Setembro uma acção de formação pedagógica em que vai formar formadores de modo a beneficiar a ilha.

Mário Soares garante que essas formações, além de terem um baixo custo, serão ministradas por pessoas que conhecem bem a realidade da ilha.

A formação tem como objectivo oferecer a oportunidade aos jovens para desenvolverem os seus próprios negócios, no sentido de reduzir o desemprego na ilha e torná-la mais dinâmica. Ainda, estão disponíveis formações na área de “atendimento ao público, manicure, pedicure, instalação e reparação de motores de popa”, entre outras.

PG

PUB

PUB

PUB

To Top