PUB

Cultura

Alciony Mendes participa na 30ª Gala de Pequenos Cantores em Portugal

Alciony Mendes, já está em Portugal para participar na 30ª Gala de Pequenos Cantores. A aluna do programa Bolsa de Acesso à Cultura, financiada pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, escolheu a composição “Téra Lonji” para a sua estreia em palco.

Alciony Marise de Pina Mendes, de 9 anos, da zona de Alto da Glória foi seleccionada num casting, que contou com a participação de mais cinco crianças de outra escola de música, promovido pela Fundação Infância Feliz. O casting tinha como objectivo a escolha de um representante de Cabo Verde para o festival internacional. A joven iniciou as aulas de música na Associação Abraço, Alto da Glória.

Estudante do 4º ano de escolaridade despertou a atenção da promotora do casting no mês de Abril, numa apresentação da sua escola no lançamento de um livro que aconteceu na Presidência da República de Cabo Verde, cujos convidados especiais eram os alunos do programa Bolsa de Acesso a Cultura.

O programa Bolsa de Acesso à Cultura (BA Cultura), implementada há menos de dois anos pelo Governo da IX Legislatura e que beneficia cerca de 1500 alunos em todo o território nacional, tem tido uma grande projecção dentro de Cabo Verde. As crianças e adolescentes têm sido convidadas para actuar em espetáculos e shows promovidos internamente. Desta vez, o programa conseguiu mais um feito, com a participação de uma aluna num festival internacional.

O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas felicitou a criança, reforçando que o programa Bolsa de Acesso beneficia neste momento 42 escolas em Cabo Verde em diversas valências – música, dança, artesanato, teatro.

A Bolsa de Acesso à Cultura é um programa que tem por objetivo dar acesso e massificar o ensino das ARTES em Cabo Verde.

A aposta na Bolsa de Acesso à Cultura é primordial para a plena inclusão social através das artes, dando oportunidade de acesso as crianças e jovens cabo-verdianos.

PUB

PUB

PUB

To Top