Home » Mundo » Dia Mundial do Cooperativismo é este sábado

Dia Mundial do Cooperativismo é este sábado

Por sua capacidade de gerar trabalho, emprego e renda, aliando o social ao económico e, assim, transformando realidades ao redor do mundo, mais de 1,2 bilhão de cooperados, em 107 países, celebram, este sábado, 7 de Julho, o Dia Internacional do Cooperativismo.

A data é estimulada pela Aliança Cooperativa Interancional (ACI), organismo de representação global das cooperativas. A ideia da ACI é que, nessa data, as cooperativas do globo, num mesmo dia, realizem acções que mostrem a força do cooperativismo.

Por isso, todos os anos, a Aliança define um tema e um “slogan” para marcar a celebração, festejada em cada primeiro sábado de Julho.

Assim, neste ano, o tema “Consumo e Produção Responsável” faz referência ao Objectivo do Desenvolvimento Sustentável  (ODS) número 12 (clique aqui para conhecer), estabelecido pela ONU, visando a erradicação da pobreza no mundo, até 2030.

Quanto ao “slogan”, a ACI propôs o seguinte: “Sociedades Sustentáveis por meio da Cooperação”.

Mensagem Global

Confira abaixo, a íntegra da mensagem do presidente da Aliança Cooperativa Internacional, o argentino Ariel Guarco, direccionada às cooperativas de todo o mundo, a respeito do Dia 96º Internacional do Cooperativismo e 24º Dia Mundial do Cooperativismo das Nações Unidas:

“No dia 7 de julho de 2018, cooperados de todo o mundo celebrarão o Dia Internacional das Cooperativas. Por meio do ‘slogan’ “Sociedades Sustentáveis Através da Cooperação”, mostraremos que, graças aos nossos valores, princípios e estruturas de governança, as cooperativas possuem tanto sustentabilidade quanto resiliência em sua essência, já que o interesse pela comunidade é o sétimo de seus princípios orientadores.

A Aliança Cooperativa Internacional está incentivando seus associados a usarem a hashtag #CoopsDay e o guia dos cooperados (versão em espanhol) para divulgar o evento.

Nós representamos 1,2 bilhão de cooperados. Não há outro movimento económico, social e político no mundo que, em menos de 200 anos, tenha crescido tanto quanto nós. Mas o crescimento não é o mais importante. Nós consumimos, produzimos e usamos os recursos que o planeta nos dá, de forma cuidadosa e com muito respeito ao meio ambiente e com as comunidades.

É por isso que somos um parceiro fundamental para os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Sociedades sustentáveis são aquelas que correspondem aos limites ambientais, sociais e económicos e conduzem ao crescimento. Por sua própria natureza, as cooperativas desempenham um papel triplo:

• Como actores económicos, criam oportunidades de emprego, meios de subsistência e geração de renda;

• Como empresas centradas nas pessoas com objectivos sociais, contribuem para a igualdade e justiça social;

• Como instituições democráticas, são controladas por seus associados, desempenhando papel de liderança na sociedade e nas comunidades locais.

Enquanto um relatório recente da PwC mostrou que duas em cada cinco empresas ainda ignoram ou não possuem engajamento significativo com os ODS, as cooperativas assumiram a liderança. As cooperativas têm participação importante para cumprir todos os ODS e seus alvos associados.

Em 2016, a Aliança Cooperativa Internacional lançou a campanha “Coops For 2030”, para demonstrar o compromisso das cooperativas com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e celebrar a contribuição cooperativa para tornar o mundo um lugar melhor.

As cooperativas têm experiência na construção de sociedades sustentáveis e firmes. Por exemplo, muitas cooperativas agrícolas trabalham para manter a longevidade da terra onde cultivam, por meio de práticas agrícolas sustentáveis.

As cooperativas de consumo, cada vez mais, apoiam o abastecimento sustentável de seus produtos e educam os consumidores sobre o consumo responsável. As cooperativas habitacionais ajudam a garantir moradias seguras e acessíveis.

Os bancos cooperativos contribuem para a estabilidade, graças à sua proximidade aos seus clientes e proporcionam acesso a financiamento a nível local e são abrangentes mesmo em áreas remotas. As cooperativas de serviços estão envolvidas no acesso rural à energia e à água, e muitas delas estão engajadas na liderança da transição energética para contribuir com a democratização da energia elétrica.

As cooperativas sociais e de trabalho em diversos sectores (saúde, comunicações, turismo, etc.) visam fornecer bens e serviços de maneira eficiente, criando empregos sustentáveis e de longo prazo – e elas o fazem, cada vez mais, de maneira amigável ao planeta.

No Dia Internacional das Cooperativas, vamos mostrar ao mundo: que é possível crescer com democracia, igualdade e justiça social; que nossas sociedades não podem continuar desperdiçando recursos e excluindo pessoas; que devemos melhorar o presente e preservar o futuro para as próximas gerações; e que nos orgulhamos de fazer parte desse movimento. Um movimento com valores e princípios. Um movimento comprometido com a justiça social e a sustentabilidade ambiental”.

Fonte: somoscooperativismo.coop.br

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Publicidade