PUB

Mundo

Turquia: Erdogan toma posse na segunda-feira

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, reeleito a 24 de Junho, toma posse na segunda-feira, 9, marcando a entrada em vigor de um novo sistema constitucional, que lhe confere poderes reforçados.

Erdogan venceu as Eleições Presidenciais com 52,6% (por cento) dos votos, segundo resultados não-oficiais. A Comissão Eleitoral turca deverá anunciar os resultados oficiais ao final da tarde desta quarta-feira, 4.

A cerimónia de tomada de posse realiza-se na segunda-feira no Parlamento, a partir das 16h00 locais (12H00 em Cabo Verde), segundo a agência Anadolu.

Mais de três mil convidados, entre os quais chefes de Estado estrangeiro, deverão assistir à cerimónia, noticiou o jornal “Hurriyet”, sem avançar nomes.

Com a posse, entram em vigor a maioria das medidas de reforço das competências do Presidente, adoptadas no referendo constitucional de Abril de 2017.

Ao abrigo das novas regras, Erdogan, Primeiro-Ministro entre 2003 e 2014 e Presidente desde então, pode candidatar-se a mais dois mandatos na Presidência de cinco anos cada.

Uma vez empossado, Erdogan visita, na terça-feira, 10, a República Turca de Chipre do Norte, reconhecida apenas por Ancara, e o Azerbaijão e, na quarta-feira, 11, desloca-se a Bruxelas, para participar na Cimeira da NATO.

PUB

PUB

PUB

To Top