PUB

Desporto

Santiago acolhe o primeiro Fórum Cabo-verdiano do Desporto Universitário

Arranca hoje,3, o primeiro fórum cabo-verdiano de desporto universitário. A iniciativa visa refletir sobre os desafios do sector a ter lugar na Cidade da Praia, realizado pela Federação das Associações de Estudantes Universitários de Cabo Verde (FAEUCV).

Segundo a organização, dado que o desporto universitário em Cabo Verde está numa fase embrionária, assim como o ensino superior, esse fórum vai servir para criar formas “sólidas e credíveis” para a sua implementação.

De acordo com o presidente da FAEUCV, Adilson Neto, durante o fórum será socializado com as associações de estudantes e universidades alguns diplomas fundamentais para a implementação do desporto universitário.

“Tem dois diplomas em destaque, a Lei nº18 2017, que aprova as bases do desenvolvimento de desporto e atividades físicas de desporto em Cabo Verde e, a Lei nº6/2017 que estabelece as condições de atribuição do estatuto de utilidade pública desportiva das federações”, frisou.

Uma programação intensa de painéis que discutirão temas diversificadas, entre eles a “A experiência do organismo internacional do desporto universitário”, apresentado por Carlos Monteiro, da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), de Portugal, ou “Os autores do desporto universitário no arquipélago” apresentado pelo secretário-geral do Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), Leonardo Cunha são alguns dos debates programados.

Outro dos oradores será Aquilo Varela, diretor-geral do Ensino Superior, que irá falar sobre o “Desafio do desporto universitário cabo-verdiano na perspetiva do Ministério da Educação”.

O evento acontece na Biblioteca Nacional, com acesso gratuito e aberto à população.

PUB

PUB

PUB

To Top