PUB

Saúde

Cidade da Praia: Vitaferro gratuito para combater anemia nas crianças

Os centros de Saúde da Praia estão apostados na campanha de distribuição gratuita de Vitaferro às crianças, nos próximos seis meses.

O responsável do Centro de Saúde da Fazenda, Odair Carvalho, disse à imprensa, segunda-feira, 2, no marco da apresentação da da campanha e na “estratégia-piloto de fortificação domiciliária” com Vitaferro – produto de vitaminas para auxílio na alimentação da criança -, que “uma grande percentagem das crianças cabo-verdianas sofrem de anemia”.

Socorrendo-se das estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS), Carvalho notou que, a nível mundial, um grande número de crianças com menos de cinco anos sofrem de anemia.

“É extremamente importante que os pais tenham conhecimento do Programa, para a saúde do próprio filho”, realça Carvalho, notando que esta carência afecta a 54,4 por cento das crianças cabo-verdianas, com menos de cinco anos.

Vitaferro é uma mistura de vitaminas e minerais,  que, adiccionado à comida da criança, fornece a quantidade de nutrientes necessárias ao crescimento saudável e ao fortalecimento da saúde infantil.

Além da diminuição de anemia nas crianças, o Vitaferro tem como função, também, aumentar o apetite das crianças, no desenvolvimento do apetite e a protegê-las das doenças mais comuns nesta fase da vida.

“Vitaferro não altera o sabor, a cor e a textura dos alimentos em que é misturado e facilita uma maior interacção do ferro com outros elementos”, garante Odair Carvalho,  avisando às pessoas que vivem longe dos centros de Saúde da Praia, que lhes serão entregues “duas caixas, com equivalência a dois meses”.

A anemia é uma deficiência que afecta negativamente a produção de hemoglobina, que é uma substância presente nos glóbulos vermelhos do sangue.

PG 

PUB

PUB

PUB

To Top