PUB

Cultura

Projecto “Colorir as Ilhas” quer resgatar auto-estima dos jovens através da arte

O projecto “Colorir as ilhas” quer resgatar a auto-estima dos jovens, apostar na prevenção do uso de drogas e da violência juvenil, através do despertar do interesse pelas artes, com o objectivo de combater a exclusão social.

Trata-se de um projecto social de carácter artístico-cultural, que no entender da sua mentora, a artista plástica Leomar, o nome artístico de “Leontina Timas”, visa também a inclusão económica dos ex-delinquentes e usuários de drogas.

Colorir as Ilhas é uma iniciativa sem fins lucrativos e, segundo Leomar, o projecto trabalha em parceria com outras organizações, de modo a criar novos talentos e sinergias.

“Particularmente há dois anos que estamos a trabalhar com a ACRIDES na divulgação, formação e na promoção de educação artística para crianças, jovens e mulheres nos bairros desfavorecidos”, explica Leomar, acrescentando que todos os anos realizam colónias de férias com pintura, escultura e outras artes, na comunidade de Tira Chapéu, e não só.

Tendo em conta que esses bairros são conhecidos como problemáticos, o projecto pretende trabalhar com foco também nas crianças e mulheres, para que a arte possa servir como uma espécie de equilíbrio social. Assim, Leomar pretende mostrar aos jovens, “novos caminhos da vida”.

O projecto integra também a vertente de prevenção do uso de álcool, bem como a educação ambiental, de modo a criar uma geração de jovens que “zelam por uma cidadania activa”.

O projecto “Colorir as Ilhas” conta ainda com a parceria de escolas, Câmaras Municipais e as associações Acarinhar e COLMEIA, entre outras.

WM

 

PUB

PUB

PUB

To Top