PUB

Cultura

Associação brasileira “Tambores do Mundo” realiza primeiro Festival Internacional de Percussão em Cabo Verde

A associação brasileira “Tambores do Mundo” vai realizar” no dia 02 de Agosto, na cidade da Praia, o primeiro Festival Internacional de Percussão de Cabo Verde, com um desfile de ritmos da praia da Prainha à Quebra Canela.
A informação foi avançada pelo director executivo do festival, Eduardo Escariz, indicando que de 03 a 24 de Julho, as actividades vão ser de cariz social e comunitário, com a realização de workshops sobre a construção de instrumento de ritmos de avenida, a serem ministrados pelo brasileiro llê Aiyê, Walter Kunzi, da Suíça e Kwame Gamal, de Cabo Verde.
Estas actividades, segundo Eduardo Escariz, vão ser um trabalho “corpo a corpo” junto das comunidades para saber quantos grupos de percussão existem em Santiago, como estão as condições dos tambores, quais os tambores utilizam e que tipos podem ser confeccionados em conjunto.
Depois desta fase mais técnica, a partir do dia 26 de Julho, adiantou o responsável, vão começar com Master Classes com mestres de percussão da Bahia (Brasil), Senegal, Tenerife, Angola e Cabo Verde.
“A ideia é criar um diálogo sobre a percussão para descobrir a força dos ritmos cabo-verdianos e fazer um resgate porque sentimos uma carência de formação e informação para as pessoas empoderarem as suas próprias histórias”, revelou Eduardo Escariz.
Neste sentido, reforçou que a percussão tem uma parte social e uma outra mais avançada a nível de ensino, partilha e junção de ritmos entre os países.
A associação já conta com 10 anos, em Salvador da Bahia, no Brasil, e promove projectos de intercâmbio musical-percussivo entre grupos que executam a música afro-baiana pelo mundo.
No período do Carnaval, o projecto recebe centenas de alunos de diversas partes do mundo para morar na Comunidade do Curuzu.
 

PUB

PUB

PUB

To Top