PUB

Cultura

Paços do Concelho da Praia recebe tertúlia sobre a passagem da feminista Flora Tristan pela capital

Os Paços do Concelho da Praia acolhem esta sexta-feira, a partir das 17h, uma tertúlia sobre a passagem da feminista e activista social Flora Tristan pela capital, em 1833.

A tertúlia será proferida pela professora e investigadora Maria Inês Amarante, da UNILA – Universidade Federal da Integração Latino Americana, que se encontra na capital a recolher dados para a sua pesquisa de pós-doutorado que tem como tema “A rota africana de Flora Tristan – estação Cabo Verde”.

O estudo baseia-se no livro de memórias de Flora Tristan intitulado “Peregrinações de uma paria”, que relata e descreve a sua viagem entre França e o Peru em 1833, e onde dedica um capítulo a Cabo Verde , “La Playa”, por onde passou, e onde ficou durante 10 dias devido a uma avaria no navio onde seguia.

Foi na Praia, que Flora Tristan  teve o seu primeiro contacto com a escravatura, o que viria influenciar as suas lutas em prol da condição feminina e operária.

A edição impressa nº 562 do jornal A NAÇÃO deu inclusive à estampa, em primeira mão, uma reportagem intitulada “Flora Tristan passou por Cabo Verde” com vários pormenores da passagem daquela que é considerada por muitos como a primeira feminista histórica do mundo.

PUB

PUB

PUB

To Top