PUB

Mundo

Angola: Governo preocupado com “uso indevido” da Internet

O ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação de Angola, José Carvalho da Rocha, está preocupado com o “uso indevido” das novas tecnologias, sobretudo a Internet, defendendo uma “educação contínua” para o efeito.

“Preocupa-me o uso indevido que cada vez mais as pessoas fazem das tecnologias de informação. Particularmente a Internet é uma infraestrutura para humanidade e temos que saber usar e não usar para muitos fins inconfessos que temos estado a verificar”, disse o governante, citado pela Lusa.

Falando aos jornalistas, à margem da cerimónia de abertura do Fórum Internacional de Tecnologias de Informação – Angotic’2018, que decorre em Luanda até esta quinta-feira, 21, o ministro apontou a necessidade de reforçar a educação para o uso das ferramentas tecnológicas.

O Fórum Internacional de Tecnologias de Informação – Angotic’2018 é organizado pelo Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação e foi aberto pelo Presidente da República, João Lourenço, que exortou para a necessidade do “uso responsável” das novas tecnologias de informação.

De acordo com José Carvalho da Rocha, o sector que dirige desenvolve um conjunto de ações, nomeadamente, a produção de leis, no intuito de “permitir com que as pessoas usem cada vez mais de forma segura as redes sociais e uma educação permanente e constante”.

É o caso, referiu, da Lei da Protecção de Dados e da Lei de Proteção das Redes e Sistemas, acrescentando que está, igualmente, a ser preparada a nomeação dos “órgãos gestores da Agência de Protecção de Dados” e que o próprio Código Penal vai “regular, igualmente, o mau uso” das novas tecnologias.

Questionado pela Lusa sobre a realidade do país em relação aos crimes cibernéticos, o governante sustentou que têm sido criadas infraestruturas, “no sentido de tornar a rede cada vez mais segura”.

A visão e a estratégia das tecnologias de informação e comunicação na modernização e desburocratização do serviço público, potencial das redes sociais, riscos e estratégias de mitigação são alguns dos temas em abordagem neste Fórum.

Uma exposição global de tecnologia de informação e da comunicação, para a partilha de conhecimentos e um centro de “networking” para entidades governamentais e provedores de serviços móveis está, igualmente, a funcionar no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda, no âmbito da Angotic’2018.

PUB

PUB

PUB

To Top