PUB

Economia

Santo Antão: Porto Novo sem capacidade de resposta de alojamentos turísticos para as festas de São João

As unidades turísticas no Porto Novo, Santo Antão, têm esgotado as reservas para as festas de São João, manifestação que trará a este concelho, pelo menos, cinco mil visitantes oriundos, sobretudo, da ilha vizinha de São Vicente.
Os operadores turísticos confirmaram à Inforpress que as unidades hoteleiras estarão cheias entre os dias 20 e 24 de Junho, altura em que Porto Novo conhecerá uma movimentação fora de normal de pessoas que procuram este concelho para assistir às festividades do santo padroeiro.
Com um hotel de quatro estrelas e quatro residenciais, a disponibilidade de alojamento fica muito aquém do necessário por ocasião das festas de São João, facto que levou os responsáveis municipais a apelarem aos operadores e às famílias, de um modo geral, a aproveitarem esta oportunidade para criar condições para receber os visitantes.
“A partir do dia 20 de Junho não haverá alojamento no Porto Novo. Os operadores e as pessoas, de uma forma geral, têm de criar as condições para tirar o maior proveito das feitas de São João, criando as condições para receber os visitantes e obter rendimentos”, exortou o edil, Aníbal Fonseca.
Esse facto confirma o “grande dinamismo” que as festas de São João trazem à economia de Santo Antão, avançou Aníbal Fonseca, para quem “não há nenhum outro evento nesta ilha com retorno tão bom e imediato como as festividades do santo padroeiro do Porto Novo que se celebra este ano sob o signo de património imaterial nacional.
A ideia, segundo o autarca, é criar as condições para que estas festas, elevadas em 2017 à condição de património imaterial nacional, sejam sustentáveis, estando na forja a criação, por parte de privados nacionais e estrangeiros, de unidades hoteleiras de média dimensão, que vão permitir, nos próximos anos, albergar os visitantes.
O programa das festas de São João no Porto Novo está orçado, este ano, em 19 mil contos.
O auge desta festa, de grande pendor religioso, acontece a 23 de Junho com a peregrinação dos fiéis, transportando a imagem do santo padroeiro entre Ribeira das Patas e a cidade do Porto Novo, num percurso de mais de 20 quilómetros.
O antigo estádio municipal Amílcar Cabral, pelo segundo ano consecutivo, vai ser palco dos bailes populares, abrilhantados por vários artistas nacionais e estrangeiros, com destaque para o angolano Iuri da Cunha, os cabo-verdianos Djodje e Jeniffer Dias, além dos grupos Cordas do Sol, Livity e Bulimundo.
A câmara do Porto Novo está a ultimar a montagem da logística para a realização dos espectáculos.
O presidente da Câmara confirma que a autarquia tem tudo preparado para que Porto Novo tenha “um grande São João”, à semelhança do ano transacto.
Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top