PUB

Cultura

Livro “O Homem do Leme” é lançado esta terça-feira na Praia

O livro “O Homem do Leme”, do jornalista português e crítico de música e cinema, Manuel Halpern, é lançado esta terça-feira, 19, na cidade da Praia. O acto acontece às 17H30, no Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP), no Platô.
Como refere a sinopse do livro, “O Homem do Leme” é composto por crónicas que olham e reportam uma nova era – a da Internet. Uma era que, no dizer do músico Gilberto Gil, torna “o mundo grande e a terra pequena”. Navegações por tal mundo com assuntos da conectividade e suas correlações sociais e outras (de grandezas variáveis), causas e coisas do novo quotidiano coletivo.
“São, sobretudo, textos deliciosos, feitos num swing entre o formativo e o informativo, e pelo veio da escrita escorreita e do apelo interativo a que Manuel Halpern habituou os seus leitores”, diz ainda a sinopse da obra.
Das mais de 500 crónicas publicadas no Jornal de Letras, Manuel Halpern quis selecionar uma centena e meia delas e reuni-las neste livro, que celebra os 20 anos do “Homem do Leme”.
A apresentação da obra, que conta com a chancela da Rosa de Porcelana Editora, estará a cargo de Antonieta Lopes (ex-Curadora da Biblioteca Nacional de Cabo Verde e Professora Universitária), estando reservado um momento de leitura de algumas passagens do romance.
Manuel Halpern é jornalista do Jornal de Letras, Artes e Ideias, desde 1998, colaborador permanente da revista Visão e fundador da revista literária A Morte do Artista. É autor dos livros O Futuro da Saudade – O Novo Fado e os Novos Fadistas (ensaio, 2004); O Segredo do Teu Corpo/Palco (teatro, 2006 – peça encenada em 1999 e 2006) e Fora de Mim (ficção, 2008).
Nascido em Lisboa, é licenciado em Comunicação Social, pela Universidade Católica Portuguesa, com pós-graduação em Crítica de Cinema e Música Pop, na Universidade Ramon Lull em Barcelona.
ACN

PUB

PUB

PUB

To Top