PUB

Economia

Taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor diminuiu para 1,1%

A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi de 1,1% em Maio, taxa inferior em 0,1 pontos percentuais a do mês anterior, sendo que a variação média dos últimos 12 meses fixou-se também em 1,1%.
Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados esta semana à imprensa, mostram que o indicador de inflação subjacente, ou seja, índice total, excluindo energia e produtos alimentares não transformados, registou uma variação homóloga de 0,1 por cento (%), um valor inferior em 0,1 pontos percentuais (p.p) ao registado em Abril.
As variações positivas mais significativas ocorreram nas classes dos transportes (+3,4%), do ensino (+2,5%), dos bens e serviços diversos (+2,4%), das bebidas alcoólicas e tabaco (+2,0%), das rendas de habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis (+2,0%), da saúde (+1,9%) e do lazer recreação e cultura (+1,6%).
Por outro lado, a variação negativa foi registada na classe dos vestuário e calçado (-3,2%), mas as contribuições negativas verificadas foram suplantadas pelas contribuições positivas, resultando na variação homóloga positiva observada para o IPC total nacional.
O INE revela que em Maio de 2018, o IPC registou uma variação mensal de 0,1% (-0,1% no mês anterior e 0,2% em Maio de 2017), sendo que as classes com maior variação positiva foram as dos transportes (+3,7%), da saúde (+0,7%), das rendas de habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis (+0,1%), dos acessórios, equipamento doméstico e manutenção corrente da habitação (+0,1%) e dos bens e serviços diversos (+0,1%).
Entretanto, as variações mensais negativas foram observadas nas classes das bebidas alcoólicas e tabaco (-0,2%), dos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas (-0,4%), do lazer, recreação e cultura (-0,6%), dos hotéis, restaurantes, cafés e similares (-0,6%) e dos vestuário e calçado (-1,6%).
As principais subidas de preços registadas pelo IPC observaram-se nos transportes aéreos de passageiros, combustíveis, serviços de transporte rodoviários de passageiros, mas as principais descidas de preços ocorreram no peixe, artigos de uso pessoal, artigos para vestuário e aparelhos para gravação de som e imagem.
A nível regional, de acordo com a mesma fonte, registaram-se variação mensal positiva nas ilhas de Santiago e São Vicente de 0,2% e 0,1%, respectivamente, e negativa em Santo Antão, de -0,4%.
Relativamente à variação homóloga, somente o índice de Santiago foi superior à média nacional em 0,1 p.p, enquanto que em São Vicente registou-se valor idêntico à média nacional e Santo Antão teve valor inferior à média nacional em 0,5 p.p.
Em relação aos agregados especiais, constatou-se que relativamente ao IPC dos bens houve um decréscimo da taxa de variação homóloga, isto é, passou de 1,4% em Abril 2018 para 1,0% em Maio, sendo que no indicador dos serviços, observou-se um acréscimo da taxa de variação homóloga, que passou de 0,5% para 1,4%.
O indicador de inflação subjacente (IPC total, excluindo energia e produtos alimentares não transformados) apresentou uma taxa de variação homóloga de 0,1%, valor inferior ao registado em Abril em 0,1 p.p.
O Índice de Preços no Consumidor é um indicador que tem por finalidade medir a evolução no tempo dos preços de um conjunto de bens e serviços considerados representativos da estrutura de consumo da população residente em Cabo Verde.
Fonte: Infopress

PUB

PUB

PUB

To Top