PUB

Mundo

EUA e Coreia do Sul debatem cancelamento de manobras militares

Os ministros da Defesa da Coreia do Sul e dos Estados Unidos da América (EUA) debateram os detalhes de um possível cancelamento das manobras militares-conjuntas, para garantir avanços no programa de desnuclearização da Coreia do Norte.

 De acordo com as declarações aos jornalistas estrangeiros em Seul, feitas por um assessor especial do Presidente sul-coreano para a Segurança e os Negócios Estrangeiros, os ministros falaram por telephone, pela primeira vez, para debater a suspensão proposta pelo Presidente dos EUA, no seguimento da cimeira com o líder da Coreia do Norte.

Os ministros tiveram “uma conversa profunda” em que se falou dos exercícios “Ulchi Freedom Guardian”, uma grande manobra-conjunta annual, celebrada em Agosto, que a Coreia do Norte considerou, em anos anteriores, como uma ensaio para a invasão do país.

Os governantes concordaram reunir-se, pessoalmente, para debater este tema, e um porta-voz do Governo sul-coreano assegurou que, “brevemente, será anunciada uma decisão”.

De acordo com a notícia da agência espanhola Efe, presente em Seul, o anúncio foi interpretado como um gesto dos EUA para conseguirem avanços no programa de desnuclearização de Pyongyang, uma tese com a qual o assessor especial do presidente da Coreia do Sul concordou.

O cancelamento “das manobras de Agosto pode ser razoável” e iria tratar-se de “uma suspensão temporal e condicionada”, concluiu Moon Jae-in.

As declarações surgem poucos dias depois da cimeira histórica entre o Presidente dos Estados Unidos e o homólogo da Coreia do Norte.

PUB

PUB

PUB

To Top