PUB

Cultura

Santa Catarina/Santiago: Grupos de Tabanca recebem 200 contos do MCIC

O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC) vai atribuir a quantia de 200 mil escudos a cada um dos 10 grupos de Tabanca de Santa Catarina, Interior de Santiago. Este subsídio destina-se à revitalização dos grupos e desta manifestação cultural, dando mais dignidade às respectivas capelas, à aquisição de instrumentos e indumentárias, bem como à realização de actividades lúdico-pedagógicas.
A doação vem no seguimento do termo de compromisso assinado no passado mês do Abril, entre o ministério e os grupos de Tabanca. No entanto, segundo uma nota, para receberem essa quantia, os grupos deverão ter base legal.
“Ou seja, devem estar devidamente registados. Mas, nesta matéria, têm vindo a ser criados alguns constrangimentos, já que apenas dois têm existência legal, os únicos que, até agora, conseguiram assinar o contrato com o MCIC”, diz a mesma nota.
No sentido de ultrapassar o problema, o Instituto do Património Cultural (IPC), através da Direção do Património Imaterial e do Gabinete Jurídico, tem prestado assessoria técnica e jurídica aos vários grupos para se organizarem legalmente.
No encontro realizado na segunda-feira, 11, entre a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Santa Catarina, Jassira Monteiro, e o presidente do IPC, Hamilton Jair Fernandes, esteve em agenda o inventário de base comunitário que o IPC pretende realizar em Outubro, integrando a capacitação técnica dos grupos, e que vai ter a colaboração do pelouro da Cultura.
Ainda no âmbito da valorização da Tabanca, no encontro ficou estabelecido, para 25 de Agosto, a realização do Festival Nacional da Tabanca, que vai ter por palco Santa Catarina.

PUB

PUB

PUB

To Top