PUB

Política

PM faz primeira  visita oficial a São Tomé e Príncipe  

O Primeiro-Ministro (PM), Ulisses Correia e Silva, está de visita oficial a São Tomé e Príncipe, a partir desta terça-feira, 5, até à noite de domingo, 10, chefiando uma delegação integrada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, e representantes da Inpharma e da Empresa Nacional de Produtos Farmacêuticos (Emprofac).

Nota do Gabiente do PM dá conta de que a deslocação de Correia e Silva responde ao convite feito pelo seu homólogo daquele País Lusófono do Golfo da Guiné, Patrice Trovada.

Durante a sua estada em São Tomé e Príncipe, o PM manterá vários encontros bilaterais e será recebido, além do seu homólogo, pelo Presidente da Assembleia Nacional (Parlamento), José da Graça Diogo, pelo Presidente da República, Evaristo Carvalho, além de visitas às comunidades cabo-verdianas e empresas locais.

Esta é a primeira visita do Chefe do Governo cabo-verdiano a São Tomé e Príncipe (STP), devendo abrir “uma nova página na cooperação entre os dois Estados, tanto no aprofundamento das parcerias existentes como em novas oportunidades de apoio”, capazes de responder os interesses das partes e às expectativas existentes.

No dia 8, sexta-feira, Correia e Silva vai à Região Autónoma do Príncipe, onde será recebido pelo presidente do Governo Regional, José Cassandra, a par de um encontro com a comunidade cabo-verdiana local.

 “Existe uma longa história de excelentes relações políticas e de cooperação, assentes em laços culturais entre Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, que datam do período colonial, com a vaga de emigrantes cabo-verdianos contratados para trabalhar em STP”, salienta o comunicado do Governo,  para concluir que se estima que “a expressiva comunidade de cabo-verdianos e seus descendentes”, residente naquele País do Golfo da Guiné, ronda os 72 mil, composta por três gerações.

PUB

PUB

PUB

To Top