PUB

Mundo

China desembolsa 85,3 milhões para apoiar Moçambique com infra-estruturas

A China vai desembolsar um total de cem milhões de dólares (85,3 milhões de euros), para apoiar quatro projectos nas áreas de infra-estruturas e educação em Moçambique.

O anúncio foi feito após a assinatura de acordos entre a vice-ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Maria Lucas, e o vice-ministro do Comércio da China, Qien Keming, que visita Moçambique desde sábado, 2, até esta terça-feira, 5.

Segundo o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Belmiro Malate – citado pela Lusa -, no primeiro memorando, o Governo chinês compromete-se a construir um instituto técnico-profissional na Gorongosa, no centro de Moçambique, uma instituição que se espera possa formar 740 pessoas por ano.

No segundo memorando, ainda segundo Malate, a China vai apoiar Moçambique na assistência técnica a quadros para a manutenção do Estádio Nacional de Zimpeto, num projecto em que se prevê que o país asiático envie engenheiros para formar profissionais moçambicanos por um período de três anos.

O terceiro memorando diz respeito ao sector agrário, em que o Governo chinês se compromete a enviar profissionais para formar quadros de instituições moçambicanas em matérias ligadas à investigação e produção na área de agricultura, também por três anos.

O último acordo da continuação ao projecto de construção do Aeroporto de Xai-Xai, no Sul do país, depois de o país asiático ter anunciado um financiamento de cerca de 25 milhões de euros para a infra-estrutura, apoiando, agora, Moçambique na aplicação.

O valor total dos quatro projectos é de cem milhões de dólares (85,3 milhões de euros).

PUB

PUB

PUB

To Top