PUB

Mundo

Espanha: PM inaugura Agenda Oficial concentrado na formação do Governo

O novo chefe do Governo espanhol, Pedro Sánchez, economista de 46 anos, inaugurou, esta segunda-feira, 4, a Agenda Oficial com um encontro, em Madrid (a Capital da Espanha), com o presidente da Ucrânia, mas está concentrado na formação do Executivo, a anunciar nos próximos dias, segundo fontes partidárias.

Pedro Sánchez está a desenhar o organigrama do Governo e deverá anunciar os nomes que formarão a sua equipa a meio da semana, de forma a poder realizar a primeira reunião do Conselho de Ministros na próxima sexta-feira, disseram fontes do PSOE (Partido Socialista espanhol) à agência Lusa.

Uma cimeira europeia que se irá realizar em Bruxelas, a 28 e 29 de Junho, é o primeiro destino no estrangeiro que já está fixado na Agenda Oficial, mas Pedro Sánchez terá de decidir se, como é tradicional, a primeira viagem ao estrangeiro será para visitar Marrocos.

Este foi o primeiro destino escolhido pelos anteriores primeiros-ministros espanhóis – Felipe González, José María Aznar, José Luis Rodríguez Zapatero e Mariano Rajoy -, que também tiveram Paris (França) e Lisboa (Portugal) entre as primeiras deslocações ao exterior.

Fonte do Gabinete do Primeiro-Ministro (PM) português disse, no sábado, 2, à Lusa, que os dois chefes do Governo combinaram um encontro para depois da formação do Governo de Madrid e do regresso de António Costa da deslocação, que tem, este mês, aos Açores e aos Estados Unidos da América.

O novo PM espanhol aguarda, ainda, que o Governo português fixe a data de uma reunião em Lisboa sobre as inter-conexões energéticas que António Costa anunciou para o primeiro semestre do ano, e que contará, também, com a presença do presidente francês, Emmanuel Macron, e do presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker.

Pedro Sánchez prestou juramento, no sábado, como PM do Governo espanhol perante o Rei, Felipe VI, tornando-se o sétimo chefe do Executivo da democracia espanhola, depois do sucesso de uma Moção de Censura.

O Congresso dos Deputados (Parlamento) aprovou na passada sexta-feira por 180 votos a favor, 169 contra e uma abstenção a moção de censura que afastou Rajoy e, ao mesmo tempo, investiu o novo PM.

Pedro Sánchez já revelou que vai formar um Governo minoritário com ministros socialistas e independentes, esperando conseguir manter o apoio parlamentar das restantes sete forças políticos, com muitos observadores a terem dúvidas sobre a estabilidade do novo Executivo.

A actual Legislatura começou com as Eleições de 26 de Junho de 2016 e terminará quatro anos depois: em 2020.

PUB

PUB

PUB

To Top